SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Instruments of evaluation of child development of premature newbornsEffects of the prematurity on the development of lactentes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

GAIVA, Maria Aparecida Munhoz; CORREA, Emanuelle Righetto  and  SANTO, Elisete Ap. Rubira do Espírito. Perfil clínico-epidemiológico de crianças e adolescentes que vivem e convivem com espinha bífida. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 99-110. ISSN 0104-1282.

O objetivo é analisar as variáveis clínico-epidemiológicas de crianças e adolescentes portadoras de espinha bífida. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, constituído por 41 crianças e adolescentes entre zero e vinte anos de idade. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a maio de 2006, mediante aplicação de um formulário. Os resultados revelam que 32 (78%) crianças e adolescentes possuíam mielomeningocele, 22 (54%) eram do sexo masculino; 32 (78%) nasceram de parto cesárea; 29 (71%) nasceram a termo, 31 (77%) nasceram com peso considerado adequado. A bexiga neurogênica, a hidrocefalia, os pés tortos congênitos e o intestino neurogênico foram as complicações mais frequentes entre a população estudada. A maioria, 31 (76%) famílias, possuía renda mensal de até três salários mínimos; 32 (78%) mães declararam que sua gravidez não foi planejada e 33 (80%) mães afirmaram não ter feito uso de ácido fólico nos primeiros meses de gestação. O estudo aponta a necessidade de maiores investimentos por parte do poder público, considerando que essa é uma malformação que pode ser prevenida e que medidas podem ser implementadas na rede básica de saúde.

Keywords : anomalias congênitas; disrafismo espinal; defeitos do tubo neural; crianças portadoras de deficiência; assistência de enfermagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License