SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil de recém-nascidos prematurosEfeitos da prematuridade sobre o desenvolvimento de lactentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

GAIVA, Maria Aparecida Munhoz; CORREA, Emanuelle Righetto  e  SANTO, Elisete Ap. Rubira do Espírito. Perfil clínico-epidemiológico de crianças e adolescentes que vivem e convivem com espinha bífida. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 99-110. ISSN 0104-1282.

O objetivo é analisar as variáveis clínico-epidemiológicas de crianças e adolescentes portadoras de espinha bífida. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, constituído por 41 crianças e adolescentes entre zero e vinte anos de idade. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a maio de 2006, mediante aplicação de um formulário. Os resultados revelam que 32 (78%) crianças e adolescentes possuíam mielomeningocele, 22 (54%) eram do sexo masculino; 32 (78%) nasceram de parto cesárea; 29 (71%) nasceram a termo, 31 (77%) nasceram com peso considerado adequado. A bexiga neurogênica, a hidrocefalia, os pés tortos congênitos e o intestino neurogênico foram as complicações mais frequentes entre a população estudada. A maioria, 31 (76%) famílias, possuía renda mensal de até três salários mínimos; 32 (78%) mães declararam que sua gravidez não foi planejada e 33 (80%) mães afirmaram não ter feito uso de ácido fólico nos primeiros meses de gestação. O estudo aponta a necessidade de maiores investimentos por parte do poder público, considerando que essa é uma malformação que pode ser prevenida e que medidas podem ser implementadas na rede básica de saúde.

Palavras-chave : anomalias congênitas; disrafismo espinal; defeitos do tubo neural; crianças portadoras de deficiência; assistência de enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License