SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Perfil clínico-epidemiológico de crianças e adolescentes que vivem e convivem com espinha bífidaEscalas de desenvolvimento motor em lactentes: test of infant motor performance e a alberta infant motor scale índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim  e  BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini. Efeitos da prematuridade sobre o desenvolvimento de lactentes. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 111-121. ISSN 0104-1282.

Foi avaliado o desenvolvimento de lactentes, correlacionando-o com a prematuridade. Participaram do estudo 130 lactentes que foram avaliados mensalmente no decorrer do primeiro ano de vida com o Inventário Portage Operacionalizado. Desses, 56 eram sem condição de risco identificados por ocasião do nascimento (Grupo 1) e 74 eram nascidos prematuros (Grupo 2), até 37 semanas de gestação. Os resultados obtidos apontaram que os lactentes do Grupo 2 apresentaram desempenhos significantemente inferior aos do Grupo 1 em 68% das análises conduzidas, com destaque para as áreas de desenvolvimento motor, cognição e socialização. Tais resultados são condizentes com os obtidos na literatura que apontam a prematuridade como uma das condições proximais mais prejudiciais ao desenvolvimento de lactentes.

Palavras-chave : inventário Portage operacionalizado; desenvolvimento de lactentes; avaliação infantil; prematuridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License