SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Prevalência de quedas em mulheres após menopausa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

PEDRAZA, Dixis Figueroa  e  QUEIROZ, Daiane de. Micronutrientes no crescimento e desenvolvimento infantil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 156-171. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: abordar a importância dos micronutrientes zinco, ferro e vitamina A no crescimento linear e desenvolvimento infantil. MÉTODO: foram consultadas as bases de dados Medline e LILACS utilizando duas estratégias de busca: i) growth AND zinc AND iron AND vitamin A AND child, preschool OR infant, para o tema micronutrientes e crescimento; e ii) child development AND zinc AND iron AND vitamin A, para o tema micronutrientes e desenvolvimento. Os artigos foram classificados quanto ao tipo de manuscrito e principais resultados. RESULTADOS: foram incluídos 19 artigos referentes ao crescimento e 5 artigos referentes ao desenvolvimento. DISCUSSÃO: considerando as prevalências, sugere-se que as deficiências de ferro e zinco devem contribuir, concurrentemente, com o déficit de estatura. O papel do zinco no sistema hormonal primário justifica ser o nutriente de maior importância no crescimento, afetando a estatura das crianças tanto em estados de deficiência leve como moderada. Evidências fisiológicas e experimentais colocam a importância dos micronutrientes ferro e zinco no desenvolvimento e déficit cognitivo nos primeiros anos da vida. Apesar disso, os resultados ainda não são conclusivos. Pensa-se que o zinco pode limitar processos neuropsicológicos específicos, já o ferro é essencial para o funcionamento do sistema neuro-transmissor. Estudar o efeito das deficiências de micronutrientes no desenvolvimento apresenta vários problemas metodológicos e analíticos. O crescimento e desenvolvimento representam um processo com determinação comum no qual a deficiência de zinco pode representar a forma mais comum em que o crescimento linear poderia ser utilizado como um bom preditor de desenvolvimento cognitivo.

Palavras-chave : micronutrientes; crescimento; desenvolvimento infantil; desenvolvimento cognitivo; zinco; ferro; vitamina A.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License