SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Influência do exame médico-legal na responsabilização do autor da violência sexual contra adolescentesDesenvolvimento psicomotor em crianças pré-termo e a termo na idade escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de et al. Gravidez e maternidade de adolescentes: fatores de risco e de proteção. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 198-209. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: a procriação na adolescência é parte das preocupações relativas à saúde e desenvolvimento de jovens, a despeito de seu significado não necessariamente negativo. OBJETIVO: o estudo teve como objetivo avaliar competência, problemas psicológicos e indicativos de fatores de risco e de proteção ao desenvolvimento num grupo de adolescentes grávidas e mães. MÉTODO: com uso do Youth Self Report (YSR) e da Escala de fatores de proteção/risco na maternidade adolescente (FRIP), foram pesquisadas 46 adolescentes de 13 a 18 anos, usuárias de serviços públicos de saúde da Baixada Santista: 27 gestantes primigestas e 19 mães primíparas com filhos menores de um ano. RESULTADO: níveis de competência foram menores nas adolescentes gestantes e mães mais pobres. A pobreza não ficou associada a indicadores de problemas psicológicos, que foram avaliados na amostra com tendência à faixa de normalidade. As mães apresentaram referências de qualidades pessoais em níveis significativamente maiores do que as gestantes. Esperanças e sonhos para a própria vida além do contato positivo com a família e com o pai da criança foram fatores de proteção apontados, enquanto proximidade de moradia ao tráfico de entorpecentes foi o principal fator de risco identificado. CONCLUSÃO: fatores de proteção nos contextos ambientais das adolescentes pesquisadas podem estar interrelacionados ao desenvolvimento da competência, importante recurso frente à situação da maternidade de adolescentes.

Palabras clave : gravidez na adolescência; fatores de risco e proteção; desenvolvimento humano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License