SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Pregnancy and maternity of adolescents: risk and protector factorsCognition, motor activity, self care, language and socialization during children development in day care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

CARDOSO, Ana Amélia; MAGALHAES, Lívia de Castro  and  BARBOSA, Vanêssa Maziero. Desenvolvimento psicomotor em crianças pré-termo e a termo na idade escolar. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 210-219. ISSN 0104-1282.

Fatores biológicos, como prematuridade e baixo peso ao nascimento, e fatores ambientais, como nível sócioeconômico, podem influenciar o desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento psicomotor de três grupos de crianças em idade escolar: (1) pré-termo de famílias de baixa renda, (2) a termo de famílias de baixa renda, e (3) a termo de classe média. Participaram do estudo 120 crianças de 5 a 7 anos de idade, 40 em cada grupo. As crianças foram submetidas a avaliação de equilíbrio estático, tônus postural, habilidades perceptuais e viso-motoras. Foi observada diferença significativa de desempenho entre os grupos na maioria dos testes. Ao analisar o efeito isolado do nível sócioeconômico, observou-se efeito favorável à classe média nos itens de tônus postural e equilíbrio. Os resultados sugerem que o desenvolvimento de crianças prematuras deve ser acompanhado até pelo menos a idade escolar, principalmente daquelas em situação de desvantagem social, sendo importante incentivar a implantação de programas de acompanhamento longitudinal do desenvolvimento dentro do sistema público de saúde.

Keywords : prematuridade; desvantagem social; desenvolvimento humano; desempenho psicomotor; coordenação visomotora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License