SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Gravidez e maternidade de adolescentes: fatores de risco e de proteçãoCognição, motricidade, autocuidados, linguagem e socialização no desenvolvimento de crianças em creche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

CARDOSO, Ana Amélia; MAGALHAES, Lívia de Castro  e  BARBOSA, Vanêssa Maziero. Desenvolvimento psicomotor em crianças pré-termo e a termo na idade escolar. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 210-219. ISSN 0104-1282.

Fatores biológicos, como prematuridade e baixo peso ao nascimento, e fatores ambientais, como nível sócioeconômico, podem influenciar o desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento psicomotor de três grupos de crianças em idade escolar: (1) pré-termo de famílias de baixa renda, (2) a termo de famílias de baixa renda, e (3) a termo de classe média. Participaram do estudo 120 crianças de 5 a 7 anos de idade, 40 em cada grupo. As crianças foram submetidas a avaliação de equilíbrio estático, tônus postural, habilidades perceptuais e viso-motoras. Foi observada diferença significativa de desempenho entre os grupos na maioria dos testes. Ao analisar o efeito isolado do nível sócioeconômico, observou-se efeito favorável à classe média nos itens de tônus postural e equilíbrio. Os resultados sugerem que o desenvolvimento de crianças prematuras deve ser acompanhado até pelo menos a idade escolar, principalmente daquelas em situação de desvantagem social, sendo importante incentivar a implantação de programas de acompanhamento longitudinal do desenvolvimento dentro do sistema público de saúde.

Palavras-chave : prematuridade; desvantagem social; desenvolvimento humano; desempenho psicomotor; coordenação visomotora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License