SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Cognition, motor activity, self care, language and socialization during children development in day careParental coping strategies and clinical and sociodemographic profile of children and adolescents with enuresis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

BRAGA, Ana Karolina Paiva; RODOVALHO, Juliana Campos  and  FORMIGA, Cibelle Kayenne Martins Roberto. Evolução do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças pré-escolares de zero a dois anos do município de Goiânia (GO). Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 230-239. ISSN 0104-1282.

Os objetivos do estudo foram analisar a evolução do crescimento e desenvolvimento de crianças pré-escolares em creches de Goiânia e verificar a associação entre fatores de risco no crescimento e desenvolvimento das crianças. Participaram 39 crianças, de ambos os sexos, de zero a dois anos de idade. As crianças foram avaliadas em três momentos, com intervalo de dois meses entre as avaliações. O crescimento foi avaliado pelas medidas antropométricas de peso e altura e o desenvolvimento foi avaliado pelo Teste de Denver II. A maioria das crianças apresentou crescimento normal. Na primeira avaliação 46% das crianças apresentaram risco para o desenvolvimento, na segunda avaliação 28% de risco e na última avaliação 44%, sendo a linguagem a área mais defasada. Variáveis que tiveram relação com o déficit do crescimento e atraso no desenvolvimento: maior idade materna, menor Apgar 5º minuto, crianças do sexo masculino, menor peso adquirido na gravidez e mães desempregadas.

Keywords : crescimento infantil; desenvolvimento infantil; pré-escolar; fatores de risco; detecção de atrasos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License