SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Cognição, motricidade, autocuidados, linguagem e socialização no desenvolvimento de crianças em crecheEstratégias de enfrentamento parental e perfil clínico e sociodemográfico de crianças e adolescentes com enurese índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

BRAGA, Ana Karolina Paiva; RODOVALHO, Juliana Campos  y  FORMIGA, Cibelle Kayenne Martins Roberto. Evolução do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças pré-escolares de zero a dois anos do município de Goiânia (GO). Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 230-239. ISSN 0104-1282.

Os objetivos do estudo foram analisar a evolução do crescimento e desenvolvimento de crianças pré-escolares em creches de Goiânia e verificar a associação entre fatores de risco no crescimento e desenvolvimento das crianças. Participaram 39 crianças, de ambos os sexos, de zero a dois anos de idade. As crianças foram avaliadas em três momentos, com intervalo de dois meses entre as avaliações. O crescimento foi avaliado pelas medidas antropométricas de peso e altura e o desenvolvimento foi avaliado pelo Teste de Denver II. A maioria das crianças apresentou crescimento normal. Na primeira avaliação 46% das crianças apresentaram risco para o desenvolvimento, na segunda avaliação 28% de risco e na última avaliação 44%, sendo a linguagem a área mais defasada. Variáveis que tiveram relação com o déficit do crescimento e atraso no desenvolvimento: maior idade materna, menor Apgar 5º minuto, crianças do sexo masculino, menor peso adquirido na gravidez e mães desempregadas.

Palabras clave : crescimento infantil; desenvolvimento infantil; pré-escolar; fatores de risco; detecção de atrasos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License