SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Evolução do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças pré-escolares de zero a dois anos do município de Goiânia (GO)Prevalência do aleitamento materno no brasil segundo condições socioeconômicas e demográficas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

EMERICH, Deisy Ribas; SOUSA, Carolina Ribeiro Bezerra de  y  SILVARES, Edwiges Ferreira Mattos. Estratégias de enfrentamento parental e perfil clínico e sociodemográfico de crianças e adolescentes com enurese. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 240-250. ISSN 0104-1282.

Foi realizado levantamento das características sociodemográficas e clínicas da população que procura tratamento para enurese em um centro de atendimento psicológico a esse transtorno e quais as estratégias de enfrentamento familiar mais frequentes diante dos episódios de "molhadas", em casos de enurese noturna primária. Foram realizadas análises descritivas dos prontuários de 185 crianças (6-11 anos) e 55 adolescentes (12-18 anos), de ambos os sexos, triados entre 2004 e 2009, dos quais foram extraídas informações sobre: variáveis sociodemográficas e clínicas, bem como sobre estratégias de enfrentamento familiar. O predomínio de uma frequência superior a seis "molhadas" semanais foi identificado em crianças e adolescentes (70,6% e 50%). Observou-se ainda predominância do sexo masculino (67,9%), de população infantil (77,1%) e de famílias de classe média. Quando a família havia buscado tratamento anterior, o tratamento medicamentoso revelou-se prioritário entre crianças (28,7%) e adolescentes (47,1%). Diante dos episódios enuréticos, as estratégias de minimização dos danos e prevenção mais utilizadas, para ambos os grupos, foram: o uso de fralda ou protetor de colchão e acordar a criança para ir ao banheiro. Punição foi declarada por apenas 15,4% dos pais de crianças e 17,3% de adolescentes. Os dados revelaram que o baixo índice de clientes de classes socioeconômicas desfavorecidas constitui um desafio para o serviço que busca atender a todas as faixas econômicas e o fardo trazido pela enurese parece impelir as famílias a procurarem alternativas ou outros tratamentos para sanar o problema quando a primeira intervenção clinica não é satisfatória.

Palabras clave : psicologia; enurese; características da população; diagnóstico; tratamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License