SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Prevalência de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor em pré-escolaresQualidade de vida e prática habitual de atividade física em adolescentes com deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

ROTHSTEIN, Joyce Ribeiro  e  BELTRAME, Thais Silva. Características neuromotoras, pondo-estaturais e biopsicossociais de lactentes. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 269-281. ISSN 0104-1282.

A pesquisa tem o objetivo de descrever as características neuromotoras, biopsicossociais e pondo-estaturais de lactentes. Esta pesquisa foi realizada no Município de Fraiburgo - SC. A amostra foi composta de 80 lactentes; sendo que o grupo experimental foi constituído de 25 lactentes com histórico de risco biológico e o grupo controle de 55 lactentes sem histórico de risco. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram: Neonatal Behavioral Assessment Scale, formulário biopsicossocial e cartão de saúde da criança. Os dados foram tratados através do programa SPSS versão 13.0. Os testes estatísticos utilizados foram o teste t para amostras independentes e teste U- Mann Witnney. Em relação às condições biopsicossociais, constatou-se prevalência de mães casadas, com ensino médio ou superior completo e que exerciam atividade remunerada. O tipo de parto mais freqüente foi o parto Cesário em ambos os grupos. Os lactentes do grupo de risco apresentaram índice de Apgar no primeiro e quinto minuto, perímetro cefálico, peso e comprimento ao nascimento inferior aos do grupo sem histórico de risco. Os lactentes com histórico de risco apresentaram desempenho neuromotor inferior aos lactentes sem histórico de risco em relação a organização e aos reflexos, bem como apresentaram padrão de força da mão direita e esquerda inferior ao grupo sem histórico de risco. Este estudo demonstrou que lactentes com histórico de risco apresentam características neuromotoras, biopsicossociais e pondo-estaturais diferenciadas das apresentadas por lactentes sem histórico de risco.

Palavras-chave : crescimento; desenvolvimento infantil; prematuridade; grupos de risco; lactente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License