SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Specificities of the attachment pattern of boys: multiple case studyMilk consumption profile in elderly people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

LUCION, Marta Knijnik  and  ESCOSTEGUY, Norma. Relação mãe-cuidadores de gemelares no primeiro ano após o nascimento. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 307-318. ISSN 0104-1282.

As relações precoces do bebê, principalmente de zero a três anos, são fundamentais para o desenvolvimento e estruturação da personalidade. O objetivo deste projeto foi observar as interações entre mãe/cuidadores-gemelares, dos gêmeos entre si e identificar fatores que influenciam o desenvolvimento dos gêmeos no primeiro ano de vida. Quatro gestantes foram acompanhadas desde o parto até os gêmeos completarem um ano. Foram realizadas cinco filmagens dos bebês e seus cuidadores com duração de aproximadamente quarenta minutos e intervalos de três meses entre cada uma, iniciando no dia do parto. As filmagens foram analisadas pelas autoras do trabalho e variáveis qualitativas, como a qualidade e peculiaridades dos vínculos e do desenvolvimento dos gêmeos, foram avaliadas. O estudo evidenciou que a qualidade do vínculo parental influi no desenvolvimento dos gemelares durante o primeiro ano de vida, destacando que eles necessitam ser nutridos afetivamente por cuidadores adultos. Observaram-se escassas interações dos gêmeos entre si durante o período do estudo, reforçando a importância das relações com os cuidadores.

Keywords : gêmeos; relação mãe-gemelar; interações; desenvolvimento precoce; cuidado maternal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License