SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2As especificidades do padrão de apego de meninos: estudo de casos múltiplosCaracterização do consumo de leite em idosos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

LUCION, Marta Knijnik  y  ESCOSTEGUY, Norma. Relação mãe-cuidadores de gemelares no primeiro ano após o nascimento. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 307-318. ISSN 0104-1282.

As relações precoces do bebê, principalmente de zero a três anos, são fundamentais para o desenvolvimento e estruturação da personalidade. O objetivo deste projeto foi observar as interações entre mãe/cuidadores-gemelares, dos gêmeos entre si e identificar fatores que influenciam o desenvolvimento dos gêmeos no primeiro ano de vida. Quatro gestantes foram acompanhadas desde o parto até os gêmeos completarem um ano. Foram realizadas cinco filmagens dos bebês e seus cuidadores com duração de aproximadamente quarenta minutos e intervalos de três meses entre cada uma, iniciando no dia do parto. As filmagens foram analisadas pelas autoras do trabalho e variáveis qualitativas, como a qualidade e peculiaridades dos vínculos e do desenvolvimento dos gêmeos, foram avaliadas. O estudo evidenciou que a qualidade do vínculo parental influi no desenvolvimento dos gemelares durante o primeiro ano de vida, destacando que eles necessitam ser nutridos afetivamente por cuidadores adultos. Observaram-se escassas interações dos gêmeos entre si durante o período do estudo, reforçando a importância das relações com os cuidadores.

Palabras clave : gêmeos; relação mãe-gemelar; interações; desenvolvimento precoce; cuidado maternal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License