SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Desempenho motor em recém-nascidos pré-termo de alto riscoDesempenho de escolares com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nos processos de leitura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

FERREIRA, Anna Paula Aca et al. Comportamento visual e desenvolvimento motor de recém-nascidos prematuros no primeiro mês de vida. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 335-343. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Caracterizar o comportamento visual e o desenvolvimento motor de RNPT com um mês de idade corrigida, nascidos na maternidade de um hospital escola. MÉTODO: Estudo descritivo, seccional no primeiro mês de idade corrigida em uma coorte de recém-nascidos prematuros, utilizando-se como instrumentos de avaliação o Método de Avaliação da Conduta Visual de Lactentes e o Alberta Infant Movement Scale (AIMS). RESULTADOS: Observou-se que os recém-nascidos prematuros apresentaram respostas esperadas para as provas que avaliam o comportamento oculomotor e com frequências inferiores para a prova do sorriso, conforme o método de avaliação utilizado no estudo. Na avaliação motora, 25% apresentaram percentil abaixo de 5; 8,3% com percentil 5; 8,3% com percentil 10; 25% com percentil 25; 8,3% com percentil 50 e 25% com percentil 75. CONCLUSÕES: Os resultados deste estudo demonstraram que mesmo em pequena amostra é possível observar atraso típico no desenvolvimento motor de lactentes prematuros quando se utiliza instrumento de avaliação adequado. Evidenciou-se que a idade gestacional pode ter influenciado o desempenho dos lactentes e que os recém-nascidos prematuros, mesmo com a idade corrigida, ainda estão aquém dos bebês a termo no que se refere às aquisições do desenvolvimento motor, indicando a necessidade de alerta ao desenvolvimento no percentil 10 ou abaixo, mesmo apresentando desempenho satisfatório no comportamento visual. A correção da idade foi um importante fator que norteou a compreensão das aquisições visuais e motoras de lactentes prematuros.

Palabras clave : avaliação; desenvolvimento motor; função visual; recém-nascido prematuro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License