SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Visual behavior and the motor development of premature newborns in the first month of lifeEffects of shantala massage therapy on interaction between mother and child with down's syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

OLIVEIRA, Adriana Marques de et al. Desempenho de escolares com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nos processos de leitura. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 344-355. ISSN 0104-1282.

Este estudo tem por objetivos caracterizar e comparar o desempenho de escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia e TDAH com escolares com bom desempenho acadêmico nos processos de leitura. Participaram 60 escolares de ambos os gêneros, de 2ª a 4ª série do ensino fundamental, divididos da seguinte forma: GI, 20 escolares com dislexia; GII, 20 escolares com TDAH, e GIII, 20 escolares com bom desempenho acadêmico, pareados segundo gênero, faixa etária e escolaridade com o GI e o GII. Os escolares foram submetidos à aplicação das provas de Avaliação dos Processos de Leitura - PROLEC, composta pelos processos de identificação de letras, léxico, sintático e semântico. Os resultados evidenciaram que os escolares do GIII apresentaram desempenho superior em relação ao GI e ao GII. Os escolares do GI e do GII apresentaram diferença estatisticamente significante apenas nas provas de leitura de palavras não frequentes e leitura de não palavras do processo léxico. A dificuldade apresentada pelo GI e pelo GII nas provas do PROLEC pode ser justificada pela dificuldade de codificação e decodificação de símbolos. Nos escolares com TDAH, essa alteração se deve ao comprometimento da interação entre o processamento visual, linguístico, atencional e auditivo, e nos escolares com dislexia é em decorrência de falha no processo de mediação fonológica, que depende da utilização do conhecimento das regras de conversão grafema-fonema para a construção da leitura da palavra. Essas alterações comprometem a realização da leitura e a compreensão do material lido.

Keywords : leitura; dislexia; transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License