SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Desempenho de escolares com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nos processos de leituraImplantação de classe hospitalar em um hospital público universitário de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

BARBOSA, Karina Crepaldi et al. Efeitos da shantala na interação entre mãe e criança com síndrome de down. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 356-361. ISSN 0104-1282.

O objetivo é verificar os efeitos da Shantala na interação entre mãe e criança com síndrome de Down. Utilizou-se por 60 dias, uma vez por semana, a técnica de massagem Shantala em três crianças com síndrome de Down, da instituição APAE, localizada em Itaquaquecetuba, SP, Brasil. Para a obtenção dos resultados foram aplicados dois questionários, um ao início, para se obter maiores informações sobre as crianças e outro ao final, para se verificar os resultados da técnica utilizada. Foi possível concluir que a Shantala beneficiou as crianças com síndrome de Down, proporcionando uma qualidade de vida melhor. Para as mães, a técnica permitiu uma melhor aceitação da doença e houve melhora no relacionamento entre as mães e as crianças.

Palabras clave : síndrome de down; shantala; criança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License