SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Efeitos da shantala na interação entre mãe e criança com síndrome de downDeficiência de ferro e desenvolvimento cognitivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

ALBERTONI, Léa Chuster; GOULART, Barbara Niegia Garcia de  y  CHIARI, Brasilia Maria. Implantação de classe hospitalar em um hospital público universitário de São Paulo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 362-367. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: descrever a implantação de classe hospitalar em hospital público universitário na cidade de São Paulo. MÉTODO: trata-se de descrever o processo, no período compreendido entre 2007 e o primeiro trimestre de 2011, nas respectivas etapas de implantação. RESULTADOS: verificamos através de relatos dos familiares, profissionais da saúde e das escolas de origem dos alunos que a implantação da classe hospitalar colaborou na atenção às necessidades educacionais dos aluno e na inclusão destes na escola regular. Nota-se a importância da celebração dos convênios com as Secretarias da Educação do Estado e do Município e de novas medidas humanizadoras pós-implantação da classe hospitalar. CONCLUSÃO: a hospitalização pode significar uma experiência difícil para o paciente e sua família, porém a implantação da classe hospitalar principalmente em hospitais públicos representa um recurso potencial no desenvolvimento biopsicossocial da criança e do adolescente, colaborando na diminuição dos índices de fracasso e evasão escolar e na inclusão escolar dos alunos após a alta hospitalar.

Palabras clave : criança hospitalizada; adolescente hospitalizado; evasão escolar; educação especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License