SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Implantação de classe hospitalar em um hospital público universitário de São PauloDesenvolvimento e adaptabilidade de pessoas com transtorno autista na perspectiva evolucionista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

MACHADO, Edna Helena da Silva; LEONE, Claudio  y  SZARFARC, Sophia Cornbluth. Deficiência de ferro e desenvolvimento cognitivo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp. 368-373. ISSN 0104-1282.

É aceito que a deficiência de ferro acarreta conseqüências deletérias para o desenvolvimento cognitivo, no entanto, é difícil quantificar esse papel uma vez que ele é determinado conjuntamente com fatores sócio-econômico-ambientais. Mesmo assim, o controle da anemia diminui uma fração do risco do subdesenvolvimento cognitivo e isso significa um avanço positivo na qualidade de vida. Tendo em mente a ampliação do conceito de saúde para o de preservação da vida com qualidade, as ações dirigidas à atenção à saúde devem ser incorporadas às ações governamentais programáticas mais abrangentes e intersetoriais. Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o papel da escola no desenvolvimento global da criança destacando o atendimento das necessidades nutricionais de ferro tendo em vista evitar que a deficiência marcial seja um limitante para a capacitação social do indivíduo.

Palabras clave : desenvolvimento cognitivo; anemia ferropriva; necessidade nutricional de ferro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License