SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Ponto de corte para o índice de massa corporal em adolescentes: comparação com padrões de referência nacionais e internacionalPercepção de educadores de abrigo: o seu trabalho e a criança institucionalizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

PEREIRA, Débora Morais; ARAUJO, Rita de Cássia Tibério  e  BRACCIALLI, Ligia Maria Presumido. Análise da relação entre a habilidade de integração visuo-motora e o desempenho escolar. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.3, pp. 808-817. ISSN 0104-1282.

A integração visuo-motora é uma habilidade que envolve a percepção visual e a coordenação olho-mão. Alterações da habilidade perceptiva ou da capacidade de organização motora podem refletir em dificuldades de aprendizado da leitura, escrita e matemática. Este trabalho objetivou verificar a existência de relação entre a habilidade de integração visuo-motora e o desempenho escolar, bem como identificar se a habilidade de percepção visual correlaciona-se com o desempenho na atividade de leitura e se a habilidade de coordenação motora correlaciona-se com o desempenho na atividade de escrita. Participaram do estudo 77 alunos do 2º. ano do ensino fundamental de uma escola pública. Para a coleta de dados foram utilizados o Teste do Desenvolvimento da Integração Visuo-Motora e o Teste de Desempenho Escolar. Os resultados mostraram correlação significante entre a habilidade de integração visuo-motora e o desempenho em atividades de leitura (r = 0,230; p = 0,044), escrita (r = 0,244; p= 0,033) e aritmética (r = 0,277; p= 0,015); correlação significante entre a habilidade de percepção visual e leitura (r = 0,407; p = 0) e correlação significante entre a habilidade motora e a escrita com letra cursiva (p = 0,039). Os resultados deste estudo estão em consonância com os da literatura, no que diz respeito à constatação da influência das habilidades de integração visuo-motora, percepção visual e coordenação motora sobre o desempenho do aluno nas atividades escolares.

Palavras-chave : percepção visual; educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License