SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A descentralização do sinasc e a completude das variáveis da declaração de nascido vivo em municípios mineiros de 1998 a 2005Desempenho cognitivo-linguístico e em leitura de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

GALLO, Paulo Rogério; BLAKE, Márcia de Toledo  e  MOTTA-GALLO, Sophia Karlla Almeida. Rádio comunitária como mecanismo para participação social no contexto da gestão descentralizada dos serviços de saúde. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.3, pp. 841-848. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: compreender a percepção de gestores de Unidades de Saúde sobre o uso das rádios comunitárias (RC) como mecanismo para a ampliação da participação e processo de controle social no contexto da gestão descentralizada da saúde. MÉTODO: descrição e exploração, com abordagem qualitativa, de recortes discursivos de entrevistas com gestores de municípios brasileiros, analisados em quatro eixos temáticos: (1) RC como ambiente de uso popular; (2) RC como espaço de comunicação e de educação em saúde; (3) concepção sobre o modelo de atenção à saúde; (4) participação social nos serviços de saúde. RESULTADOS: a partir dos modelos de gestão adotados, observa-se tendência ao exercício instrucional de educação em saúde. Proposta que preconiza ações de saúde e intervenção, normativas. Este modelo de atenção e educação se distancia da perspectiva da compreensão da Saúde como produto histórico. O enfoque educativo adotado salienta a importância de ações higienistas de saúde, naturalizando a abordagem sobre os determinantes sociais do processo saúde-doença.

Palavras-chave : comunicação em saúde; participação comunitária; assistência à saúde; administração dos serviços de saúde; redes sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License