SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Desempenho cognitivo-linguístico e em leitura de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividadeFatores emocionais, qualidade de vida e adesão ao tratamento em adultos com diabetes tipo 2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

GUIMARAES, Jamile Silva  e  LIMA, Isabel Maria Sampaio Oliveira. Participação juvenil e promoção da saúde: estratégia de desenvolvimento humano. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.3, pp. 859-866. ISSN 0104-1282.

A participação juvenil tem sido investigada em vários campos do conhecimento. Embora a literatura aborde aspectos relativos às dimensões psicológica, educacional e cívica, a tendência não tem sido a de relacioná-las à perspectiva da saúde. O objetivo é analisar como práticas participativas promovem processos desenvolvimentais saudáveis. Foram consultadas as bases de dados Sage, Scielo, Lilacs e Dialnet e coletados artigos publicados no período de 1999 a 2011. A revisão da literatura articula a participação à promoção da saúde mediante a aprendizagem de competências que engendram o empowerment - preparando o jovem para conduzir sua vida. A participação pode ser entendida como uma socialização consciente e propositiva mediante a qual valores são aprendidos e práticas democráticas são assimiladas facultando a atuação na esfera pública. Enquanto domínio de autopromoção, a participação capacita o jovem à autogestão da vida a partir da constituição do projeto existencial: oportunidade para definir seu modo de ser como estratégia de autocuidado. Conclui-se que a participação conforma um mecanismo formativo que impulsiona uma reflexividade cognoscitiva, mediadora da autonomia e da autoria do jovem.

Palavras-chave : participação; promoção da saúde; cidadania; cuidado; juventude.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License