SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Avaliação de programas de intervenção com adolescentes: limites, avanços e perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

ROLIM NETO, Modesto Leite et al. Depressão infantil e desenvolvimento psicocognitivo: descrição das relações de causalidade. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.3, pp. 894-898. ISSN 0104-1282.

Alterações de humor e distúrbios de saúde mental têm reconhecida influência no comportamento social, familiar e escolar de crianças e adolescentes. A incidência desses transtornos tem apresentado a tendência de aumento em todo o mundo e seu diagnóstico precoce aventa discussões a respeito da interferência dessas patologias no processo natural de desenvolvimento psicocognitivo de seus portadores. Este estudo pretende descrever como a depressão infantil interfere no desenvolvimento cognitivo, a partir de alterações na esfera psicocognitiva. Para tal, foram consultadas as bases de dados da SciELO e da Bi-blioteca Virtual de Saúde (BVS) no período de 2006 a 2011, utilizando os termos "depressão", "infantil" e "desenvolvimento". Após seleção dos resultados, oito artigos foram usados para a elaboração deste trabalho. Os resultados evidenciaram que a depressão infantil repercute negativamente no desenvolvimento cognitivo infantil. Transtornos psíquicos fazem a criança reconhecer-se como incapaz e expressar sentimentos de vergonha, indefinição, baixos níveis de autoestima e distanciamento das demandas da aprendizagem. O profissional de educação deve estar apto a reconhecer essas alterações manifestadas no ambiente escolar. A análise dos estudos mostrou que um ambiente externo saudável possibilita adequada maturação do sistema cognitivo e protege a criança da depressão infantil. Enquanto a maioria dos estudos sugere relação causal entre depressão e dificuldade cognitiva, outros estudos mostram a relação inversa, em que a baixa cognição gera sintomas de depressão. A dificuldade de aprendizagem e a depressão infantil podem coexistir sem que haja, necessariamente, uma relação de causalidade entre si. Dessa forma, faz-se necessário o diagnóstico precoce a fim de que as modificações do desenvolvimento cognitivo possam ser reparadas, sem maiores injúrias para as crianças acometidas.

Palabras clave : depressão; desenvolvimento infantil; depressão infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License