SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Desempenho funcional segundo a idade gestacional e o peso ao nascer de crianças em idade pré-escolar nascidas prematuras ou com baixo peso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

NASCIMENTO, Viviane Gabriela et al. Excesso de peso em pré-escolares: análise de uma intervenção possível. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 11-16. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: a obesidade vem aumentando progressivamente na infância. Em resposta a essa tendência, diversas instituições têm realizado programas de prevenção à obesidade infantil. OBJETIVO: elaborar um projeto de intervenção voltado para a prevenção do excesso de peso de crianças de 2 e 3 anos de idade de creches públicas e analisar a viabilidade de sua implantação. MÉTODO: foram sorteadas probabilisticamente nove creches: quatro compondo a amostra objeto da intervenção e cinco para o grupo sem intervenção. Realizaram-se observações sistematizadas para reconhecimento da rotina de alimentação e de atividades físicas nas creches, a partir das quais se delineou e implantou uma intervenção. Foi pré-estabelecido que a intervenção devesse ser simples, de baixo custo, praticamente não elevar a carga de trabalho local e resultar num processo participativo. RESULTADOS: a alimentação era programada pela empresa de merenda escolar terceirizada pela Prefeitura, que oferecia porções superdimensionadas. As atividades físicas eram restritas e sem programação regular. A intervenção nutricional adequou às porções oferecidas no almoço, inclusive evitando a repetição da refeição. Para as atividades físicas, estabeleceu-se que seriam diárias, com 30 minutos de duração e de elevado gasto energético. Todas as alterações foram elaboradas e implantadas com participação efetiva do pessoal das creches em, no máximo, 12 semanas. CONCLUSÃO: é possível elaborar e implantar uma intervenção simples, feita sob medida para a realidade local de creches, visando a melhoria do estado nutricional das crianças em idade pré-escolar.

Palavras-chave : pré-escolar; excesso de peso; intervenção nutricional; creches; atividade física.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )