SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Overweight in preschool children: analysis of a possible interventionPrevalence and characteristics of women with a history of abortion among women who became pregnant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

LEMOS, Rayla Amaral et al. Desempenho funcional segundo a idade gestacional e o peso ao nascer de crianças em idade pré-escolar nascidas prematuras ou com baixo peso. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 17-26. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Avaliar o desempenho funcional de crianças em idade pré-escolar nascidas com diferentes graus de prematuridade e baixo peso, acompanhados em serviço de follow-up. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo transversal, que utilizou o instrumento Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade - PEDI, uma entrevista estruturada para cuidadores de crianças que avalia as habilidades funcionais e o nível de independência nas áreas de autocuidado, mobilidade e função social. O teste foi realizado com 98 participantes divididos em três grupos, em um momento de acordo com o grau de prematuridade e em outro de acordo com o peso ao nascer. Utilizou-se o teste qui-quadrado e a análise de variância para verificar a associação e diferença entre os grupos com diferentes graus de prematuridade e baixo peso ao nascer e o PEDI. Em todas as análises considerou-se o nível de significância de α = 0,05. RESULTADOS: Houve atraso nas habilidades funcionais de autocuidado (HFAC), de mobilidade (HFM), e de função social (HFFS) de 10,2%, 12,2% e 14,3%, respectivamente, e no nível de assistência recebida do cuidador de 11,2% em autocuidado (ACAC), 19,4% em mobilidade (ACM) e 15,3% em função social (ACFS). Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de diferentes graus de prematuridade e baixo peso ao nascer em relação a nenhum dos domínios do PEDI. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Crianças prematuras e com baixo peso ao nascer apresentaram alterações na idade pré-escolar do desempenho funcional nas áreas autocuidado, mobilidade e função social que não variaram em magnitude entre os diferentes graus de prematuridade e peso ao nascimento.

Keywords : prematuro; recém-nascido de baixo peso; desenvolvimento infantil; Atividades de vida diária.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )