SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Excesso de peso em pré-escolares: análise de uma intervenção possívelPrevalência e características de mulheres com aborto entre mulheres com histórico de gestação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

LEMOS, Rayla Amaral et al. Desempenho funcional segundo a idade gestacional e o peso ao nascer de crianças em idade pré-escolar nascidas prematuras ou com baixo peso. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 17-26. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Avaliar o desempenho funcional de crianças em idade pré-escolar nascidas com diferentes graus de prematuridade e baixo peso, acompanhados em serviço de follow-up. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo transversal, que utilizou o instrumento Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade - PEDI, uma entrevista estruturada para cuidadores de crianças que avalia as habilidades funcionais e o nível de independência nas áreas de autocuidado, mobilidade e função social. O teste foi realizado com 98 participantes divididos em três grupos, em um momento de acordo com o grau de prematuridade e em outro de acordo com o peso ao nascer. Utilizou-se o teste qui-quadrado e a análise de variância para verificar a associação e diferença entre os grupos com diferentes graus de prematuridade e baixo peso ao nascer e o PEDI. Em todas as análises considerou-se o nível de significância de α = 0,05. RESULTADOS: Houve atraso nas habilidades funcionais de autocuidado (HFAC), de mobilidade (HFM), e de função social (HFFS) de 10,2%, 12,2% e 14,3%, respectivamente, e no nível de assistência recebida do cuidador de 11,2% em autocuidado (ACAC), 19,4% em mobilidade (ACM) e 15,3% em função social (ACFS). Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de diferentes graus de prematuridade e baixo peso ao nascer em relação a nenhum dos domínios do PEDI. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Crianças prematuras e com baixo peso ao nascer apresentaram alterações na idade pré-escolar do desempenho funcional nas áreas autocuidado, mobilidade e função social que não variaram em magnitude entre os diferentes graus de prematuridade e peso ao nascimento.

Palavras-chave : prematuro; recém-nascido de baixo peso; desenvolvimento infantil; Atividades de vida diária.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )