SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Desempenho funcional segundo a idade gestacional e o peso ao nascer de crianças em idade pré-escolar nascidas prematuras ou com baixo pesoTransmissão de verrugas anogenitais em crianças e associação com abuso sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SILVA, Rebeca de Souza e; CARNEIRO, Marta Camila Mendes de Oliveira; DREZETT, Jefferson  e  ANDREONI, Solange. Prevalência e características de mulheres com aborto entre mulheres com histórico de gestação. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 27-33. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Avaliar prevalência e características de mulheres residentes em Vila Mariana, São Paulo, com história de aborto entre as que engravidaram. MÉTODO: Estudo transversal com amostra aleatória de 555 mulheres entre 15-49 anos que engravidaram de total de 1.121 entrevistadas, classificadas em sem aborto (68,5%), aborto espontâneo (22,7%) ou aborto induzido (8,8%). Idade, defasagem, escolaridade, nascidos vivos, e aceitação da prática do aborto compuseram modelo de regressão logística multinomial para descrever perfil das mulheres. RESULTADOS: A razão de chances de ter realizado aborto induzido sobre sem aborto foi 28,3 vezes maior (p < 0,001) para as que não tiveram filhos; 6,4 vezes maior (p < 0,001) entre as que aceitam o aborto; e 4,9 vezes maior (p = 0,002) nas com menos de quatro anos de estudo; aumentando 8% cada incremento de um ano na idade (p < 0,001). A razão de chances de ter aborto espontâneo sobre sem aborto foi 15,0 vezes maior (p < 0,001) para as que não tiveram filhos; não significante nas que aceitam o aborto induzido; e 3,6 vezes maior (p = 0,055) nas com menos de 4 anos de estudo; aumentando 5% a cada ano de incremento (p < 0,001). CONCLUSÕES: O fator preponderante para ocorrência de aborto foi não ter filhos nascidos vivos, indicando tendência dos abortos ocorrerem no início da vida reprodutiva. Menor escolaridade e aceitação da prática foram outras variáveis associadas ao aborto induzido. Observou-se indício de omissão da declaração do aborto induzido nas respostas das entrevistadas.

Palavras-chave : Aborto Induzido; Aborto Espontâneo; Modelos Logísticos; Saúde Reprodutiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )