SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Prevalência e características de mulheres com aborto entre mulheres com histórico de gestaçãoDificuldades motoras e de aprendizagem em crianças com baixo desempenho escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

DREZETT, Jefferson et al. Transmissão de verrugas anogenitais em crianças e associação com abuso sexual. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 34-40. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: A incidência do condiloma acuminado anogenital em crianças mostra notável aumento nas últimas duas décadas, bem como o interesse por sua associação com o abuso sexual. No entanto, essa relação apresenta controvérsias quanto à etiologia da infecção, o que torna o atendimento desafiador, particularmente nos aspectos ético-legais. OBJETIVO: Revisão da literatura sobre transmissão do HPV em crianças e relação com abuso sexual. MÉTODO: Síntese de dados da consulta ao Journal Citation Reports (JCR-ISI), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Foram utilizados descritores MeSH Terms com sintaxes (HPV [All Fields]) AND ("Child Abuse, Sexual" [MeSH Terms]). Artigos relevantes entre 1989 e 2009 foram selecionados. Aspectos ético-legais foram consultados na legislação penal e Estatuto da Criança e do Adolescente. RESULTADOS: Diferentes formas de transmissão não sexual do HPV em crianças estão documentadas, destacando-se a transmissão vertical, auto e heteroinoculação de verrugas cutâneas, e aquisição por instrumentos. Estudos são discordantes quanto à aplicabilidade do DNA-HPV para diferenciar a transmissão sexual e não sexual das verrugas anogenitais. CONCLUSÃO: Evidências indicam que em crianças com menos de dois anos de idade a transmissão não sexual do HPV deve ser fortemente considerada na ausência de lesões genitais, de outra DST, ou de história consistente de abuso. A probabilidade de associação entre HPV e abuso sexual aumenta diretamente com a idade, principalmente após os cinco anos.

Palavras-chave : infecções por papillomavirus; maus-tratos sexuais infantis; condiloma acuminado; transmissão vertical de doença infecciosa; violência doméstica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )