SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Transmissão de verrugas anogenitais em crianças e associação com abuso sexualEducative games and expositive lesson: comparison of educational techniques on sitting posture índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SILVA, Juliana da; BELTRAME, Thaís Silva; OLIVEIRA, Annelise do Vale Pereira de  e  SPERANDIO, Fabiana Flores. Dificuldades motoras e de aprendizagem em crianças com baixo desempenho escolar. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 41-46. ISSN 0104-1282.

O objetivo é verificar as dificuldades motoras e da aprendizagem em escolares com baixo desempenho escolar. Participaram da pesquisa 19 escolares, sendo oito meninos e onze meninas, com média de idade de 10,3 (± 1,20) anos de uma escola estadual, do município de São José/SC-BR. A seleção dos participantes ocorreu por meio da indicação dos professores, de alunos que apresentavam histórico de baixo desempenho escolar durante o semestre. Foram utilizados dois instrumentos de medida: a Movement Assessment Batery for Children e o Teste de Desempenho Escolar. Aproximadamente 20% das crianças apresentaram indicativo de dificuldades motoras e apenas uma criança não apresentou dificuldades de aprendizagem. Um número significante de crianças teve o indicativo de dificuldades de aprendizagem e problemas na coordenação motora. Sugere-se a realização de pesquisas que venham a explorar tanto a identificação de dificuldades desenvolvimentais, quanto programas de estimulação visando favorecer o bem estar, a qualidade de vida e a saúde de crianças com dificuldades de aprendizagem e motoras.

Palavras-chave : desenvolvimento moto; habilidades motoras; dificuldades de aprendizagem; baixo desempenho escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )