SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Dificuldades motoras e de aprendizagem em crianças com baixo desempenho escolarAlimentos processados na alimentação infantil: análise da memória visual de escolares da cidade de Taubaté, São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

VITTA, Alberto De; VITTA, Fabiana Cristina Frigieri De; GATTI, Márcia Aparecida Nuevo  e  SIMEAO, Sandra Fiorelli de Almeida Penteado. Educative games and expositive lesson: comparison of educational techniques on sitting posture. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 47-52. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: Estudos sobre educação em saúde são importantes para a concretização de ações de promoção da saúde. OBJETIVO: verificar as mudanças de conhecimentos teóricos sobre postura sentada, avaliados em dois momentos (inicial e final,) considerando dois programas de educação (aula expositiva e grupos operativos). MÉTODO: Foram sujeitos 75 alunos, de ambos os sexos, de três 4as séries de uma escola pública, avaliados previamente (A1) sobre postura sentada; o grupo 1 foi submetido a um procedimento de ensino expositivo, o 2 a jogos educativos e o 3 a nenhuma intervenção. Após uma semana foram reavaliados (A2). Para os momentos aplicou-se o teste de Wilcoxon e entre os grupos Kruskal Wallis. RESULTADOS: Na comparação dentro dos grupos, os 2 e 3 apresentaram aumento no número de acertos sobre postura sentada no pós-teste, com diferença estatisticamente significante, enquanto que no grupo controle, tal fato não ocorreu. Na comparação entre grupos, no primeiro momento (A1), os grupos 2 e 3 não apresentaram diferença estatisticamente significante (p>0,05), no entanto, no segundo momento nota-se que houve diferença estatística entre os três grupos (p < 0,01), sendo que o G3 apresentou menor freqüência de erros (Md = 5) em relação ao G2 (Md = 8) e G1 (Md = 10). CONCLUSÕES: Pode-se afirmar que técnicas educativas que fornecem informações e promovem debates e trocas de experiências entre os participantes aumentam as chances de incorporação dos conteúdos relacionados à postura sentada.

Palavras-chave : postura sentada; escolares; educação; saúde; procedimentos de ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )