SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Portuguese and Brazilian children's play in schoolMaternal mental disease, parental styles and social support: study of the conceptions of the mothers and adolescents in the countryside of São Paulo state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

PEREIRA, Thaís Thomé Seni Oliveira  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. Grupo de cuidado com a equipe de saúde mental: uma estratégia de desenvolvimento profissional. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 68-72. ISSN 0104-1282.

A Atenção Psicossocial, modelo de atenção em saúde mental vigente no Brasil, tem como princípios a democratização, participação social, envolvimento, co-responsabilização, acolhimento, escuta polifônica e transversalidade. Vincula saúde mental à cidadania e qualidade de vida, visando à promoção da reabilitação psicossocial, protagonismo e autonomia dos usuários. O profissional é caracterizado como cuidador e tem como principal instrumento de trabalho sua própria pessoa, mediante contato direto e prolongado com usuários e equipe. O trabalho em saúde mental engendra um tipo particular de vulnerabilidade, em função do constante envolvimento afetivo com a clientela e outros profissionais, demandando recursos afetivos, posturas profissionais, habilidades e competências que ultrapassam os limites do conhecimento formal. Em função destes aspectos, diversos estudos apontam a natureza e organização do trabalho em saúde mental como geradoras de sobrecarga e estresse para profissionais. Este estudo teve por objetivo identificar as temáticas emergentes em um processo de intervenção realizado com profissionais das equipes de dois Centros de Atenção Psicossocial - CAPS de uma cidade do norte do Paraná, Brasil. Foram realizados 10 encontros semanais do grupo de cuidado direcionado à equipe de saúde mental, nos quais se desenvolveram atividades vivenciais, seguidas de discussão em grupo. A análise qualitativa dos diários de campo permitiu a identificação de três núcleos temáticos: "O cuidado de si: assumindo responsabilidade na redução da vulnerabilidade", "Da posição individualista ao projeto coletivo" e "Ressignificando o trabalho em equipe". Conclui-se que a intervenção promoveu reflexões importantes sobre questões do cotidiano assistencial, que repercutiram nas práticas profissionais dos participantes, evidenciando as potencialidades do grupo como uma estratégia de desenvolvimento profissional na área de saúde mental.

Keywords : saúde mental; equipe de assistência ao paciente; capacitação em serviço de saúde mental.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )