SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Grupo de cuidado com a equipe de saúde mental: uma estratégia de desenvolvimento profissionalPerda auditiva sensorioneural unilateral e distúrbios da comunicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

RUZZI-PEREIRA, Andrea  e  SANTOS, Jair Lício Ferreira. Doença mental materna, estilos parentais e suporte social: estudo das concepções de mães e adolescentes no interior de São Paulo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 73-80. ISSN 0104-1282.

A observação de mulheres nos serviços de saúde mental motivou o interesse em pesquisar como tais mães cuidam de seus filhos e como esses percebem os cuidados. Este estudo objetivou identificar associações entre práticas parentais de mães doentes mentais, suporte social e condições socioeconômicas; e verificar possíveis diferenças entre práticas parentais de mães doentes e mães saudáveis. Estudo de casos e controles, quantitativo. Participaram 41 mulheres doentes mentais e seus filhos adolescentes e 41 díades mãe-filho saudáveis. Observou-se maior insatisfação com o suporte social recebido pelas mães doentes, que nessas famílias os pais são menos responsivos do que os pais do grupo comparado; mães do grupo de comparação são mais exigentes e responsivas do que as do grupo de estudo; a situação econômica familiar também influencia no cuidado materno. Conclui-se que os transtornos de humor, em especial os transtornos depressivos e ansiosos, o suporte social recebido e condições financeiras influenciam nas ações de cuidado materno.

Palavras-chave : saúde mental; apoio social; cuidados maternos; transtornos depressivos; transtornos de ansiedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )