SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Doença mental materna, estilos parentais e suporte social: estudo das concepções de mães e adolescentes no interior de São PauloInfluência da orientação nutricional nas práticas de alimentação complementar em lactentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

CHIARI, Brasilia Maria et al. Perda auditiva sensorioneural unilateral e distúrbios da comunicação. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 81-84. ISSN 0104-1282.

Este estudo objetiva verificar a associação entre distúrbios da comunicação oral e perda auditiva sensorioneural unilateral. A partir de dados preliminares de estudo transversal com 20 sujeitos de ambos os sexos com idades entre 7 e 19 anos (média 10,8) com graus variados de perda auditiva sensorioneural unilateral atendidos em serviço de referência em avaliação de distúrbios da linguagem e da audição em São Paulo, Brasil. Todos os pacientes foram submetidos a anamnese, avaliação auditiva e entrevista estruturada para levantamento de informações sobre habilidades de linguagem, comunicação e audição. A média de idade do diagnóstico da perda auditiva foi de 6,3 anos. Cinco (25%) destes sujeitos tinham histórico de repetência escolar e perda auditiva da orelha esquerda. A comunicação oral foi a alteração comunicativa mais referida entre os pacientes estudados. As habilidades linguísticas, comunicativas e auditivas são afetadas de forma variada pela ocorrência da perda auditiva unilateral e comorbidades como deficit de atenção, irritabilidade e agitação parecem estar associados a esta na população estudada.

Palavras-chave : perda auditiva sensorioneural; distúrbios de audição; unilateral; fonoaudiologia; distúrbios de comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )