SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Influência da orientação nutricional nas práticas de alimentação complementar em lactentesConsumo alimentar de adolescentes praticantes de canoagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

KAWAGOE, Jaqueline et al. As dificuldades de adaptação do convívio social de pacientes portadores de HIV/AIDS. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 93-97. ISSN 0104-1282.

Estudo quantitativo de caráter descritivo, realizado na Unidade de Referência em Doenças Infecciosas Preveníveis da Faculdade de Medicina do ABC, com objetivos de verificar os preconceitos que ainda existem em relação aos pacientes portadores do HIV ou com AIDS, bem como os motivos pelos quais existem; e de investigar as dificuldades de adaptação no convívio social de pacientes com AIDS. A amostra foi composta por 20 pacientes portadores de HIV/AIDS atendidos na Unidade de Doenças Infecciosas Preveníveis, que participaram da coleta de dados respondendo um questionário. A maior parte (11; 55%) dos entrevistados relatou repercussões em suas vidas após a descoberta da soropositividade, comumente no convívio social (amigos, família e serviços de saúde). Constatou-se que a falta de conhecimento sobre a doença é um fator determinante do preconceito. Neste estudo, pode-se constatar a existência de preconceito relacionado a pacientes soropositivos, mesmo após três décadas da primeira ocorrência de HIV/AIDS.

Palavras-chave : HIV; AIDS; convívio social; preconceito; dificuldade de adaptação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )