SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1As dificuldades de adaptação do convívio social de pacientes portadores de HIV/AIDSPerfil da distribuição da contracepção de emergência para adolescentes em municípios do Estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

GONCALVES, Nicolas Aguiar et al. Consumo alimentar de adolescentes praticantes de canoagem. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 98-104. ISSN 0104-1282.

A adolescência é um período de vida caracterizado por diversas alterações corporais e comportamentais, que influem diretamente nas necessidades nutricionais. O atleta adolescente que adota condutas alimentares inadequadas pode ter seu desempenho e saúde prejudicados. O presente estudo tem por objetivo avaliar o consumo alimentar de adolescentes praticantes de canoagem do Centro Náutico em São Vicente/SP. A amostra foi constituída por 52 adolescentes, 80% do sexo masculino, com vulnerabilidade socioeconômica, onde foi aferido o Índice de Massa Corpórea e o percentual de gordura. Em relação ao consumo alimentar, foi aplicado um inquérito recordatório alimentar de 24 horas e um questionário de freqüência alimentar. Foi calculada a adequação de consumo energético, fibras, vitamina A, vitamina C, cálcio e ferro. Em relação à avaliação antropométrica, 21,2% dos praticantes apresentaram excesso de peso e 36,5% com excesso de massa gorda. Quanto ao consumo dos grupos alimentares, observamos baixa ingestão de frutas e hortaliças e lácteos o que resulta em baixo consumo de vitaminas A e C e de cálcio. As calorias são fornecidas em maior proporção do que a adequada pelos lipídios e a proteína apresenta baixa proporção de alimentos de origem animal. O ferro mostrou-se com consumo acima dos valores recomendados para os homens e inadequação de consumo para as mulheres. Os resultados apontam para a necessidade de adequado acompanhamento nutricional deste grupo, com implantação de ações de segurança alimentar, tendo em vista a importância da nutrição adequada nesta faixa etária para a prevenção de doenças, manutenção da saúde e performance.

Palavras-chave : adolescentes; canoagem; adequação do consumo alimentar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )