SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Perceptions of family caregivers and professionals in the family health strategy related to the care and neuropsychomotor development of children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

MINGATI, Vinícius Secafen; GOES, Winnicius Pereira de  and  COSTA, Ilton Garcia da. O aborto do feto anencefálico e a questão constitucional. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 133-141. ISSN 0104-1282.

Há tempos o aborto vem ocupando as discussões jurídicas, tanto no ordenamento pátrio como internacional. É tema de imensa complexidade, que, por sua interdisciplinaridade, gera intensas discussões entre juristas, médicos, cientistas, filósofos e a própria sociedade civil. Nesse ambiente, a questão referente à possibilidade, ou não, da interrupção da gestação do feto anencefálico vem ocupando os salões da Corte Constitucional Brasileira, que tem possibilitado o embate de ideias e a participação ampla de todos os interessados. Por meio do julgamento da ADPF 54, todas as particularidades dessa "modalidade de aborto" vêm sendo esmiuçadas. Porém, é por meio de uma interpretação constitucional que os hermeneutas devem compreender a questão. Em um momento de constitucionalismo contemporâneo valorizador dos princípios fundamentais do cidadão, a dignidade, a liberdade e a saúde da mãe devem ser colocadas em proeminência, lançando-se mão, inclusive, de instrumentos da hermenêutica constitucional, como a interpretação conforme e a ponderação. Assim, o tratamento jurídico da gravidez anencefálica deve entender a interrupção desta gestação como medida terapêutica garantidora da dignidade humana da mulher, e jamais como aborto.

Keywords : anencefalia; aborto terapêutico; dignidade humana; interpretação constitucional; ponderação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )