SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Valores encontrados e preditos para as pressões respiratórias máximas de crianças brasileirasVariáveis psicossociais no excesso de peso e na obesidade infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

VANDERLEI, Franciele Marques et al. Variabilidade da frequência cardíaca de adolescentes saudáveis em repouso. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 173-178. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: descrever a função autonômica cardíaca de adolescentes saudáveis entre 13 e 18 anos. METODO: foram analisados dados de 93 adolescentes, de ambos os sexos, divididos em três grupos de acordo com a faixa etária: Grupo A de 13 a 14 anos (n=26), Grupo B de 15 a 16 anos (n = 30) e Grupo C de 17 a 18 anos (n = 17). O protocolo consistiu na captação da frequência cardíaca, batimento a batimento, durante vinte minutos em repouso na posição supino, com respiração espontânea. A análise do comportamento autonômico cardíaco foi realizada pelo método da variabilidade da frequência cardíaca (VFC), por meio dos índices do plot de Poincaré (SD1, SD2 e relação SD1/SD2) e sua análise qualitativa, e dos índices lineares no domínio do tempo (RMSSD e SDNN) e da frequência (LFun, HFun e LF/HF). Teste de One-Way Anova ou teste de Kruskal-Wallis foi aplicado para comparação intergrupos, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: não houve diferença significante em nenhum dos índices quando comparados os três grupos estudados. Além disso, a análise visual do plot de Poincaré permitiu observar para todas as faixas etárias avaliadas grandes dispersões dos intervalos RR, indicando que esses grupos apresentam boa VFC. CONCLUSÃO: não ocorreram modificações da VFC nas diferentes faixas etárias analisadas, no entanto os resultados permitiram estabelecer um padrão para cada grupo estudado, tornando-se importante ferramenta para comparação da função autonômica cardíaca entre sujeitos saudáveis e doentes, ou em diversos âmbitos.

Palavras-chave : frequência cardíaca; sistema nervoso autônomo; cardiologia; adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )