SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Heart rate variability in healthy adolescents at restEvaluation of social skills from mothers of children with onco-hematological disease treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

GONCALVES, Sónia; SILVA, Dora  and  ANTUNES, Henedina. Variáveis psicossociais no excesso de peso e na obesidade infantil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 179-186. ISSN 0104-1282.

A obesidade acarreta consequências para além das meramente relacionadas com a saúde física, sendo também de salientar os aspetos psicossociais. Com o objetivo de avaliar as diferenças ao nível da qualidade de vida, morbilidade psicológica e imagem pessoal (autoconceito) foram avaliadas 267 crianças divididas em três grupos: um grupo de crianças da comunidade com peso normal (N = 147), um grupo de crianças da comunidade com excesso de peso/obesidade (N = 89) e um grupo de crianças com excesso de peso/obesidade em tratamento (grupo clínico) (N = 31). Os resultados mostraram que as crianças com excesso de peso/obesidade em tratamento são as que têm uma percepção mais negativa da sua saúde física e da saúde escolar, quando comparadas com as restantes crianças. Relativamente ao auto-conceito o grupo de crianças com excesso de peso/obesidade do grupo clínico perceciona-se como menos competente no domínio escolar, atlético, aparência física, aceitação social, comportamento e auto-estima. As crianças do grupo clínico com excesso de peso/obesidade apresentam ainda mais sintomatologia depressiva quando comparadas com as crianças da comunidade com peso normal e com as crianças do grupo clínico. Não foram encontradas diferenças significativas ao nível da sintomatologia ansiosa nas três amostras estudadas. Em suma, as diferenças entre os grupos avaliados podem refletir diferentes características das crianças com excesso de peso/obesidade que procuram tratamento.

Keywords : excesso de peso; obesidade; infância; variáveis psicossociais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )