SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Pressão arterial elevada em crianças e adolescentes com excesso de pesoDesempenho acadêmico de estudantes do segundo segmento do ensino fundamental examinado por uma adaptação do wide range achievement test (WRAT 3) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

AMANCIO, Camila Trolez; NASCIMENTO, Luiz Fernando Costa  e  AMANCIO, Thiago Trolez. Poluentes ambientais e chance de internações por asma em crianças - São José dos Campos, Brasil, nos anos 2004-2005. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 202-208. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: estimar a associação entre exposição a poluentes atmosféricos e internações por asma brônquica MÉTODO: trata-se de um estudo ecológico de séries temporais, que incluiu indivíduos de 0 a 10 anos residentes de São José dos Campos, para o período de 2004 e 2005. Os dados das internações por asma foram obtidos do DATASUS. Os dados de níveis ambientais de material particulado, dióxido de enxofre e ozônio foram obtidos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e de temperatura e umidade da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE). Foram feitos modelos de defasagem de 0 a 7 dias e analisados por regressão logística binária, obtendo-se as odds ratio e seus respectivos intervalos de confiança de 95%, pelo SPSS 15.0. RESULTADOS: houve 809 internações com variações diárias de 0 a 7. Foi possível identificar associação do material particulado tanto no mesmo dia da exposição quanto nos próximos três, quinto e sexto dias com as internações; o dióxido de enxofre esteve associado às internações no primeiro, segundo e terceiro dias após a exposição e o ozônio no terceiro dia após a exposição ao gás. Dessa maneira, esse estudo mostrou associação entre poluentes atmosféricos e internações por asma numa cidade de porte médio.

Palavras-chave : asma; poluição do ar; material particulado; dióxido de enxofre; ozônio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )