SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Environmental pollutants and odds of hospitalization for asthma in children - São José dos Campos, Brazil, in the years 2004-2005Psychosocial factors for risk and protection to child malnutrition in mothers of malnourished and eutrophic children: the role of maternal mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

BRITO, Gilberto N. O.. Desempenho acadêmico de estudantes do segundo segmento do ensino fundamental examinado por uma adaptação do wide range achievement test (WRAT 3). Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 209-216. ISSN 0104-1282.

OBJETIVOS: examinar o desempenho acadêmico de escolares brasileiros do 6º. ao 9º. ano através de uma adaptação das formas Azul e Marrom do Wide Range Achievement Test (WRAT3-TDA3). MÉTODO: o desempenho de 722 escolares (281 meninos e 441 meninas com idade média de 13,5 anos, DP= 1,4) foi avaliado. Os dados foram analisados através de uma análise multivariada de variância para determinar a relação entre o desempenho no Ditado, Aritmética e Leitura e características demográficas das crianças, história de repetência, dominância manual, e disfunção auditiva e visual. RESULTADOS: a forma do teste (Azul e Marrom) teve um efeito significativo e, por isso, os dados foram examinados separadamente para cada forma do TDA3. Demonstrou-se que o sexo, idade, etnia, ocupação materna e paterna, história de repetência e disfunção auditiva e visual estavam significativamente associados ao desempenho nos subtestes Ditado, Aritmética e Leitura de ambas as formas. Além disso, a idade e dominância manual apresentaram efeitos significativos no desempenho dos subtestes da forma Azul e escolares com disfunção auditiva ou visual mostraram um desempenho pior nos subtestes da forma Marrom em comparação com os escolares sem qualquer disfunção. CONCLUSÃO: é possível que o perfil do desempenho acadêmico dos escolares documentado no presente estudo esteja relacionado com aspectos fundamentais da linguagem e pesquisa nesta direção está atualmente em andamento.

Keywords : desempenho acadêmico; cognição; desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )