SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Desempenho acadêmico de estudantes do segundo segmento do ensino fundamental examinado por uma adaptação do wide range achievement test (WRAT 3)Correlação entre o perfil neurofuncional e as habilidades sensório-motoras de crianças com paralisia cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SILVEIRA, Flávia Cristina Pereira; PEROSA, Gimol Benzaquen  e  CARVALHAES, Maria Antonieta de Barros Leite. Fatores psicossociais de risco e proteção à desnutrição infantil em mães de crianças desnutridas e eutróficas: o papel da saúde mental materna. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 217-225. ISSN 0104-1282.

Neste estudo, investigou-se a relação entre desnutrição infantil, depressão, ansiedade e outras variáveis sociodemográficas maternas, em mães de crianças desnutridas (MD) e eutróficas (ME). Pesquisaram-se, também, causas que as mães atribuíam à desnutrição. Participaram 10 mães de cada grupo, com filhos de 11 meses até três anos, usuárias de Unidades de Saúde. Responderam ao inventário de depressão e ansiedade de Beck, a um questionário de eventos vitais e uma pergunta aberta sobre causas da desnutrição. Os instrumentos de avaliação foram corrigidos de acordo com as normas e realizaram-se análises comparativas entre os grupos. As respostas à questão aberta foram avaliadas qualitativamente, submetidas à análise de conteúdo. As mães dos dois grupos tinham idade próxima ou superior a 30 anos, possuíam parceiro fixo e estavam sujeitas a condições de vida bastante semelhantes, com escolaridade média de 5,5 anos, eram donas de casa ou trabalhavam em serviços de baixa remuneração. Quanto aos indicadores de saúde mental, significativamente maior número de mães do grupo MD apresentou indicadores de depressão, quando comparadas às mães do grupo ME. A maioria atribuiu a desnutrição a fatores biológicos ou à falta de cuidados maternos, com falas mais moralistas no grupo ME e carregadas de culpa, no MD. Os resultados sugerem que para combater a desnutrição, ao lado das intervenções nutricionais, é preciso dar atenção às questões socioemocionais maternas.

Palavras-chave : desnutrição; depressão; ansiedade; saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )