SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Fatores psicossociais de risco e proteção à desnutrição infantil em mães de crianças desnutridas e eutróficas: o papel da saúde mental maternaDesafios das práticas integrativas e complementares no SUS visando a promoção da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

MORAIS, Fernanda Dorneles de; FREITAS, Joyce Cristina; VIANA, Fabiana Pavan  e  FORMIGA, Cibelle Kayenne Martins Roberto. Correlação entre o perfil neurofuncional e as habilidades sensório-motoras de crianças com paralisia cerebral. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 226-232. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: verificar a correlação entre o perfil neurofuncional e as habilidades sensório-motoras de crianças com paralisia cerebral. MÉTODO: a amostra foi composta por 27 crianças com paralisia cerebral. Utilizou-se a ficha de avaliação neurológica para se obter os dados do perfil neurofuncional e o Inventário Portage Operacionalizado para avaliar o desenvolvimento sensório-motor. RESULTADOS: o comprometimento funcional está relacionado com o maior grau de incapacidade, alteração do tônus e déficit das reações corporais das crianças. As reações corporais correlacionam entre si e com as alterações sensoriais. Houve também correlação entre as cinco áreas do desenvolvimento (motora, de linguagem, socialização, autocuidado e cognitiva), indicando a importância de cada uma para o desempenho geral do ser humano. CONCLUSÃO: foi verificado que o déficit nas habilidades dessas crianças está relacionado principalmente ao nível funcional, grau de incapacidade, alterações no sistema sensorial e falhas nas reações corporais. É importante identificar a correlação desses dados a fim de aperfeiçoar o tratamento e melhorar o desempenho físico funcional dessas crianças.

Palavras-chave : paralisia cerebral; fisioterapia; reabilitação; performace funcional; perfil psicomotor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )