SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Desafios das práticas integrativas e complementares no SUS visando a promoção da saúdeViolência intrafamiliar contra crianças e adolescentes: rede de apoio e superação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

ALEIXO, Andrezza Aparecida; GUIMARAES, Elaine Leonezi; WALSH, Isabel Aparecida Porcatti de  e  PEREIRA, Karina. Influência do sobrepeso e da obesidade na postura, na praxia global e no equilíbrio de escolares. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 239-245. ISSN 0104-1282.

O presente estudo teve como objetivo avaliar escolares com sobrepeso ou obesidade, na faixa etária de seis a doze anos de idade, quanto ao equilíbrio, à praxia global e às alterações posturais na coluna e nos membros inferiores decorrente da sobrecarga. Participaram do estudo 34 escolares (27 meninas e sete meninos) matriculados em uma escola estadual de Uberaba/MG, com diagnóstico de sobrepeso ou obesidade infantil segundo Índice de Massa Corporal (IMC). Para avaliação da praxia global e do equilíbrio foi utilizada a Bateria Psicomotora de Fonseca; e da postura uma ficha de avaliação baseada em Kendall. A análise dos dados baseou-se na estatística descritiva simples através do método de porcentagem, e nos testes paramétricos de Kolmogorov-Smirnov para verificar normalidade da amostra e t Student para verificar a diferença entre os grupos, considerando o nível de significância de 5% ( p< 0,05). Os resultados demonstraram alterações posturais em ambos os grupos, equilíbrio estático se apresentou sem diferença significativa. No equilíbrio dinâmico houve diferença significativa, caracterizando o grupo sobrepeso com perfil psicomotor hiperpráxico, enquanto os obesos mostraram-se eupráxicos. Na avaliação da praxia global, houve diferença significativa entre os grupos em três subfatores: coordenação óculo-pedal (p = 0,022); dissociação de membros superiores (p = 0,042) e de membros inferiores (p = 0,045). Quanto à dissociação de membros inferiores e superiores, verificou-se perfil psicomotor eupráxico no grupo com sobrepeso e dispráxico nos obesos. Quanto à coordenação óculo-pedal, ambos mostraram-se dispráxicos. Os resultados obtidos indicam que o sobrepeso e a obesidade infantil podem alterar a postura, o equilíbrio e a praxia global.

Palavras-chave : criança; obesidade; postura; equilíbrio postural; sobrepeso; fisioterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )