SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Perfil de crianças dependentes de tecnologia no municipio de Ribeirão Preto-SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

FEFERBAUM, Rubens et al. Avaliação antropométrica e por bioimpedância de um programa de educação nutricional para escolares na faixa etária de 7-14 anos durante o período de 10 meses. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 283-290. ISSN 0104-1282.

A prevalência do excesso de peso na infância aumentou nas últimas décadas. Considerando a relevância da escola na promoção da saúde, intervenções educativas individualizadas neste ambiente são necessárias. O presente estudo teve por objetivo determinar a influência de um programa de educação nutricional na promoção de hábitos alimentares saudáveis e no estado nutricional de alunos em idade escolar. Avaliaram-se 416 crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos, que frequentavam duas escolas públicas de educação complementar. A intervenção por 10 meses, realizada em uma das escolas, baseou-se na prática de atividades em educação nutricional destinadas a alunos, responsáveis legais e equipe escolar, com substanciais modificações do cardápio. Avaliou-se o peso, estatura, IMC, massa magra e massa gorda, nos grupos de intervenção (escola 1) e controle (escola 2). No início do estudo registrou-se respectivamente excesso de peso em ambas as escolas (34,0 e 28%) e também de obesidade (16,9 e 10,4%); com redução significativa desta última ao final do estudo (p = 0,001). Em relação ao crescimento dos alunos, este foi normal para a faixa etária nas duas escolas, sendo superior na escola 1 (p = 0,04). A composição corporal obtida por impedância bioelétrica registrou aumento da massa magra nas escolas 1 e 2 (p < 0,01), acompanhada de aumento da massa gorda apenas na escola 2 (p = 0,01). Estes resultados correlacionados à redução significativa do IMC, às proporções corporais, e ao crescimento estatural atingido pelos alunos da casa 1, indicam que a alimentação adotada foi benéfica.

Palavras-chave : alimentação escolar; educação nutricional; composição corpórea em crianças e adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )