SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Avaliação antropométrica e por bioimpedância de um programa de educação nutricional para escolares na faixa etária de 7-14 anos durante o período de 10 mesesDesempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem em função motora fina e escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

OKIDO, Aline Cristiane Cavicchioli; HAYASHIDA, Miyeko  e  LIMA, Regina Aparecida Garcia. Perfil de crianças dependentes de tecnologia no municipio de Ribeirão Preto-SP. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 291-296. ISSN 0104-1282.

Estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa que objetivou caracterizar crianças dependentes de tecnologia, residentes em Ribeirão Preto - SP, com relação às condições de gestação e nascimento, origem das necessidades especiais de saúde e demandas de cuidados. Participaram 102 mães ou responsáveis. Os dados foram obtidos no período de janeiro a abril de 2011, mediante aplicação de formulário, durante visita domiciliar. Os resultados revelaram que 57% das crianças são do sexo masculino; a faixa etária predominante foi de 1 a 4 anos; 7,8% das mães não fizeram acompanhamento pré-natal; 96% nasceram em instituições hospitalares; 63,7% de parto cesárea e a prematuridade ocorreu em 29,3% dos casos. Quanto à origem das necessidades especiais de saúde, 65,7% possuíam algum problema congênito, 30,4% tiveram intercorrências durante o parto e ou no período neonatal e 30,4% apresentaram intercorrências ao longo da vida, definidas como causas adquiridas. Quanto às demandas de cuidados especiais, todas apresentam demanda de cuidado tecnológico, 92 necessitam de cuidado medicamentoso, 74 requerem cuidado de desenvolvimento e 102 cuidados habituais modificados. O estudo aponta dados relevantes para ampliar a visibilidade dessa clientela nas taxas oficiais e nas políticas públicas de forma a assegurar uma assistência qualificada e integral.

Palavras-chave : enfermagem Pediátrica; cuidado da criança; doença crônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )