SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Perfil de crianças dependentes de tecnologia no municipio de Ribeirão Preto-SPAnemia em crianças de Rio Branco, AC: prevalência e fatores associados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

COPPEDE, Aline Cirelli; OKUDA, Paola Matiko Martins  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem em função motora fina e escrita. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 297-306. ISSN 0104-1282.

OBJETIVOS: este estudo teve por objetivos caracterizar e comparar o desempenho da função motora fina, sensorial e perceptiva e a qualidade da escrita entre escolares com dificuldades de aprendizagem e escolares com bom desempenho acadêmico. MÉDODOS: participaram desse estudo 192 crianças na faixa etária de 7 a 11 anos de idade, de ambos os gêneros, da 1ª à 4ª série de escolas públicas municipais. Os escolares foram distribuídos em: GI, GII, GIII e GIV, compostos de 96 escolares com dificuldade de aprendizagem, e GV, GVI, GVII e GVIII, compostos de 96 escolares com bom desempenho acadêmico. Os escolares foram submetidos à avaliação da função motora fina, sensorial e perceptiva e avaliação da escrita sob ditado. RESULTADOS: os resultados revelaram que os que os escolares com dificuldades de aprendizagem da 1ª à 3ª série obtiveram desempenho inferior em provas de função motora fina, sensorial e perceptiva, quando comparados com escolares sem dificuldades de aprendizagem na mesma série escolar; os escolares da 4ª série de ambos os grupos não apresentaram alterações em função motora fina, sensorial e perceptiva; e somente os escolares do GII apresentaram disgrafia. CONCLUSÃO: Os resultados apresentados neste estudo sugerem que aspectos qualitativos das habilidades motoras finas, sensoriais e perceptivas refletem a integridade e a maturidade do sistema nervoso central e podem, provavelmente, exercer um importante papel no diagnóstico precoce de desordens do desenvolvimento e consequentemente prevenir desordens acadêmicas como o desempenho na escrita, por exemplo.

Palavras-chave : aprendizagem; destreza motora; escrita manual.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )