SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Anemia em crianças de Rio Branco, AC: prevalência e fatores associadosModulação autonômica e capacidade funcional em indivíduos portadores de diabetes mellitus do tipo 1 e 2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

OLIVEIRA, Juliana Souza de et al. Análise do índice de percepção de esforço na avaliação das pressões respiratórias máximas em crianças e adolescentes. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 314-320. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Analisar o índice de percepção de esforço na avaliação das pressões respiratórias máximas de crianças e adolescentes. MÉTODO: Foram avaliadas 144 crianças e adolescentes saudáveis, de sete a onze anos, sendo 63 meninos e 81 meninas, estudantes das redes pública e privada. O instrumento utilizado foi o manovacuômetro digital MVD300 (Globalmed®, Porto Alegre - RS, Brasil). Foram realizadas no máximo nove manobras, com um minuto de descanso entre cada manobra e cinco minutos entre a medição das pressões inspiratórias e expiratórias máximas. A sensação de esforço percebido foi determinada através da escala de Borg e foi utilizada em quatro momentos: antes das medições das pressões respiratórias máximas, previamente sorteadas; imediatamente após a primeira medição sorteada; após cinco minutos de descanso e imediatamente após a última avaliação. RESULTADOS: O esforço percebido das crianças e adolescentes antes, imediatamente após e cinco minutos após a manovacuometria foi de 7,8±1,8; 9,6±2,5 e 8,5±2,3, respectivamente. Houve aumento significativo após a mensuração das pressões inspiratórias e expiratórias máximas (p < 0,001). A quantidade de esforço diminuiu significativamente após cinco minutos de descanso da realização das pressões respiratórias máximas (p< 0,05). A percepção de esforço foi semelhante para as crianças e adolescentes que realizaram até cinco ou mais manobras. CONCLUSÃO: A avaliação das pressões respiratórias máximas, em crianças e adolescentes, mostrou-se um método seguro quanto à percepção de esforço. Sugere-se que a análise do índice de esforço percebido possa ser prática frequente durante a avaliação da força muscular respiratória.

Palavras-chave : criança; adolescente; força muscular; músculos respiratórios; teste de esforço; percepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )