SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Análise do índice de percepção de esforço na avaliação das pressões respiratórias máximas em crianças e adolescentesVariabilidade da frequência cardíaca em crianças obesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

ALVES, Rafael Leite et al. Modulação autonômica e capacidade funcional em indivíduos portadores de diabetes mellitus do tipo 1 e 2. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 321-327. ISSN 0104-1282.

OBJETIVOS: avaliar a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) durante testes autonômicos cardiovasculares e a capacidade funcional de indivíduos com DM tipos 1 e 2. MÉTODO: foram avaliados 15 indivíduos com DM e 12 indivíduos saudáveis, durante a realização de testes autonômicos cardiovasculares de manobra de acentuação da arritmia sinusal respiratória (ASR), handgrip e valsalva. Além disso, foi aplicado o teste submáximo de Paschoal para avaliação da capacidade funcional. Durante a realização dos testes autonômicos foi coletada a variabilidade da frequência cardíaca (VFC), por meio do registro dos intervalos RR, considerando-se os índices no domínio do tempo (RMSSD e pNN50) e da freqüência, como baixa e alta freqüência (BF e AF) e a relação entre os mesmos (BF/AF). Além da análise da VFC, foi registrado a distância percorrida durante o Teste de Paschoal e a glicemia capilar. RESULTADOS: Os valores referentes à glicemia foram significativamente maiores (p < 0,05) no grupo DM1 e DM2 comparados aos controles. Os valores de pNN50 para o DM1, em todos os testes realizados, foram menores em relação ao CDM1. Nenhuma diferença estatística foi encontrada quando comparados DM2 com o CDM2. A distância percorrida no teste de Paschoal foi similar entre os grupos de indivíduos com DM e seus respectivos controles. CONCLUSÃO: A variável pNN50 foi menor nos indivíduos com DM1, sugerindo redução da atividade parassimpática nesses indivíduos, porém sem alteração da capacidade funcional, avaliada pelo teste de Paschoal quando comparados ao grupo controle.

Palavras-chave : diabetes mellitus.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )