SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Modulação autonômica e capacidade funcional em indivíduos portadores de diabetes mellitus do tipo 1 e 2Percursos metodológicos para a apreensão de universos de adolescentes e jovens: um enfoque sobre a questão das drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SOUZA, Naiara Maria de et al. Variabilidade da frequência cardíaca em crianças obesas. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 328-333. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: nos últimos anos, diversos estudos analisaram o comportamento do sistema nervoso autônomo (SNA) frente à obesidade e utilizaram, para esta análise, a variabilidade da frequência cardíaca (VFC). Embora descrito na literatura que adultos obesos apresentam disfunções do SNA, faltam informações referentes a crianças obesas e os achados existentes ainda são inconclusivos. OBJETIVO: reunir estudos que abordem a análise do SNA, por meio da VFC, em crianças obesas para melhor compreender a influência da obesidade sobre esse sistema nessa população e fornecer uma atualização dos achados publicados nos últimos onze anos referentes ao tema. MÉTODO: a busca dos artigos foi realizada nas bases de dados Pubmed, Ibecs, Medline, Scielo, Cochrane e Lilacs por meio dos seguintes descritores da área da saúde (DeCS): frequência cardíaca, sistema nervoso autônomo, obesidade, criança e sistema nervoso simpático e suas respectivas versões na língua inglesa (MeSH). RESULTADOS: a busca resultou em 11 artigos, os quais demonstraram que, em geral, crianças obesas apresentam menor atividade do SNA parassimpático e os resultados são inconclusivos para a atividade simpática. Além disso, intervenções como dieta e atividade física podem melhorar a condição de atuação do SNA nessas crianças. CONCLUSÃO: crianças obesas apresentam modificações na atuação do SNA, o que demonstra a necessidade de atenção precoce a esta população para evitar complicações futuras.

Palavras-chave : child; obesity; autonomic nervous system; parasympathetic autonomic nervous system; heart rate; review; criança; obesidade; sistema nervoso autônomo; sistema nervoso parassimpático; frequência cardíaca.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )