SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Deficiência de ferro no estirão pubertárioIntersexualidade e direito à identidade: uma discussão sobre o assentamento civil de crianças intersexuada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

SILVEIRA, Maria Angélica de Souza da; MARUSCHI, Maria Cristina  y  BAZON, Marina Rezende. Risco e proteção para o engajamento de adolescentes em práticas de atos infracionais. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 348-357. ISSN 0104-1282.

A adolescência é uma fase crucial do desenvolvimento humano, mas também é vulnerável devido à exposição a fatores de risco associados ao desenvolvimento de problemas adaptativos. No presente estudo objetivou-se apreender e descrever a experiência de adolescentes quanto à exposição a fatores de risco e de proteção no tocante ao desenvolvimento de comportamentos de risco, especificamente à conduta infracional, considerando informações em domínios destacados na literatura: família, desenvolvimento psicológico/atitudes/comportamento social, escola, relação com pares/amigos, lazer/uso de álcool/drogas. Vinte e quatro adolescentes do sexo masculino foram entrevistados, sendo 12 deles considerados com boa adaptação social (recrutados em escola pública) e 12 apresentando conduta delituosa (recrutados em audiência de apresentação à Promotoria Pública, devido ao indiciamento policial por autoria de ato infracional). Visou-se dar relevo às variáveis que parecem agir no sentido de fomentar respostas desadaptativas, atuando como fator de risco, ou no de garantir respostas adaptativas, atuando como fator de proteção frente às adversidades. Os dados coletados foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os adolescentes com boa adaptação social, embora submetidos a fatores de risco, principalmente no âmbito da família, seriam expostos a mais fatores de proteção que os adolescentes infratores, especialmente no contexto escolar. Este grupo pode ser considerado, portanto, especialmente vulnerável devido à ausência de fatores proteção. Esse aspecto deve ser considerado por programas de intervenção de prevenção na área.

Palabras clave : adolescente; risco; proteção; desenvolvimento social.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )