SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Intersexualidade e direito à identidade: uma discussão sobre o assentamento civil de crianças intersexuadaMaternidade e o abuso sexual infantil intrafamiliar: garantir um colo protetor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Ajustamento diádico e conjugalidade: avaliação do bem-estar no casamento. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 367-372. ISSN 0104-1282.

Este estudo teve por objetivo discutir a utilização da Escala de Ajustamento Diádico (EAD) para a avaliação do construto conjugalidade, a partir da investigação das correlações entre as suas dimensões: coesão, consenso, satisfação e expressão do afeto. A escala foi aplicada em uma amostra de conveniência e não-probabilística de 106 pessoas casadas e coabitando há 16,11±11,35 anos. Os dados obtidos evidenciaram que todos os domínios da escala correlacionaram-se moderadamente entre si, embora a análise multivariada stepwise aponte que apenas a coesão diádica esteve diretamente associada ao consenso diádico e à expressão do afeto. Tal achado confirma a adequação da escala para a mensuração não apenas do ajustamento diádico, mas também da conjugalidade. Sugere-se a possibilidade de utilização combinada com outros instrumentos associados, que avaliem dimensões individuais de satisfação com o cônjuge.

Palavras-chave : casamento; estado conjugal; avaliação; escalas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )